IFFar divulga programação da XV Mept

A 15ª Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (XV Mept) ocorre no dia 3 de outubro, no Campus São Vicente do Sul. Pelo segundo ano consecutivo, o evento tem o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC como uma de suas atrações. Confira a programação completa.

A Mept é o maior evento acadêmico do IFFar e traz um pouco de tudo o que é produzido em todas as unidades da instituição. Tem como objetivo oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos realizados por estudantes e servidores que tenham empreendido ações desenvolvidas no campo do Ensino, da Pesquisa, da Extensão, da Inovação e do Empreendedorismo.

A programação do evento é constituída por uma mostra de 100 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na forma de posteres apresentados por alunos do IFFar e de outras instituições.

Em paralelo, são realizados outros cinco eventos: a Mostra de Inovação e Cultura Maker, o Encontro de Lideranças Estudantis do IFFar, e as finais da BugCup, da Mostra de Foguetes e do Desafio de Empreendedorismo e Inovação do IFFar Bye Bye Boss. Leia mais sobre cada um dos eventos no final desta notícia.

Completam a programação duas palestras, visitas ao Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC e apresentações culturais. Ao final da Mostra, durante o seu encerramento, ocorre a premiação dos melhores trabalhos apresentados.

Abertura, palestras e premiação terão transmissão da WebTV do IFFar

A programação da tarde da XV Mept terá transmissão completa pelo canal da WebTV do IFFar no Youtube. A cerimônia de abertura ocorre à partir das 13h45 com participação de autoridades do IFFar. Na sequência, são realizadas duas palestras e a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante a Mostra de Pôster e os vencedores dos eventos paralelos.

Em 2024, a Mept tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Uma das palestras acompanha a temática principal: a professora Ana Paula Roveder, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fala sobre “Ameaças, desafios e estratégias de conservação dos biomas do RS”.

A segunda palestra será ministrada pelo egresso do IFFar – Campus Panambi, Gustavo Pedroso de Moraes. O agora doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fala sobre “O IFFar e os futuros possíveis de um egresso”.

Confira a programação completa da XV Mept

– Dia 3 de outubro de 2024 (Quinta-feira) – Campus São Vicente do Sul

• 7 às 9h – Recepção, credenciamento e café da manhã;
  • 9 às 12h – Mostra de Pôsteres e eventos paralelos: Mostra de Inovação e Cultura Maker, BugCup, Bye Bye Boss, Mostra de Foguetes e Encontro de Lideranças Estudantis do IFFar;
  • 10 às 13h30 – Visitação ao Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC e Espaço Cultural (apresentações artísticas);
  • 11h30 às 13h30 – Almoço;
  • 13h45 às 14h15 – Cerimônia de Abertura;
  • 14h15 às 16h – Palestras: “Ameaças, desafios e estratégias de conservação dos biomas do RS” (Ana Paula Roveder/UFSM), “O IFFar e os futuros possíveis de um egresso (Gustavo Pedroso de Moraes/UFRGS);
  • 16 às 17h30 – Premiação e encerramento.